Youth Coop procura profissional para Coordenação e Gestão Geral

Em 2022 queremos expandir a Youth Coop e, nesse sentido, pretendemos reforçar a equipa para fortalecer o trabalho da nossa Cooperativa com mais uma pessoa para ser cooperador/a e assumir a função de Coordenação e Gestão Geral. Atenção! Este anúncio é uma oportunidade de posto de trabalho remunerado enquanto membro cooperador e não um “tradicional” trabalho subordinado. Pretende-se que a pessoa selecionada seja admitida e integrada na cooperativa para o desenvolvimento das atividades expressas nos seus estatutos.

1. A função

– Assegurar a gestão corrente da Cooperativa, cumprindo as orientações do órgão de administração e da assembleia geral, o plano de atividades e documentos estratégicos da cooperativa, nomeadamente:

  • A coordenação e organização do trabalho executado pelos/as cooperadores/as, trabalhadores/as, prestadores/as de serviço e voluntários/as; Coadjuvar a equipa de trabalho da Cooperativa na coordenação/gestão de projetos e no apoio à implementação de projetos e manutenção dos serviços disponibilizados aos membros e à comunidade.
  • A gestão de parcerias e a representação da Cooperativa junto de parceiros e beneficiários.
  • Efetuar a ponte entre stakeholders internos e externos, nomeadamente as equipas de trabalho, voluntários/as, clientes, parceiros, financiadores e os órgãos sociais da Cooperativa.

– Gestão de Recursos Humanos, incluindo o acompanhamento e coordenação de equipas, a gestão de relações e conflitos, as avaliações de desempenho, estratégias de gestão e angariação de cooperadores/as e a proposta ao órgão de administração da elaboração ou mudança de vínculos de trabalho, prestação de serviços, consultoria e assessoria.

– Assegurar a gestão estratégica e financeira da Cooperativa em conjunto com os seus órgãos sociais, nomeadamente:

  • Coordenação da elaboração de documentos estratégicos e orientadores;
  • Supervisão financeira e da sustentabilidade da Cooperativa;
  • Gestão e monitorização do impacto social da Cooperativa e criação dos respetivos procedimentos;
  • Elaboração do relatório de atividades e contas e apresentação ao órgão de administração;
  • Apoio na elaboração do plano anual de atividades e a sua implementação;
  • Garantia do cumprimento dos Estatutos, os regulamentos internos e as deliberações dos órgãos sociais da Cooperativa.
  • Coordenação e apoio à elaboração de candidaturas a financiamentos ou de pedidos a mecenas e investidores sociais.

– Garantir a devida documentação das reuniões de equipa e dos projetos, assegurando os seus registos/atas e mantendo sobre a sua guarda os respetivos livros e documentos, bem como os arquivos para fins de prestação de contas a financiadores, autoridades e cooperadores.

– Prestar contas e informar o órgão de administração da sua atuação.

Participar na gestão corrente da Cooperativa;

– Participar na coordenação e organização das funções desempenhadas por todas as pessoas que colaboram com a Cooperativa;

– Participar na implementação de boas práticas, melhorias e novos procedimentos;

Coordenar e gerir projetos sociais.

2. O perfil

Queremos reunir profissionais para cooperar na elaboração de projetos sociais com e para jovens de forma concertada em torno de políticas propostas e votadas pelos/as membros da Cooperativa.

Terás uma visão global dos projetos em planeamento e em desenvolvimento, sendo um ponto de contacto, de mediação e tomada de decisão para todos os stakeholders internos e externos da Cooperativa, criando pontes de colaboração entre as equipas de trabalho, clientes, parceiros, financiadores e órgãos sociais da cooperativa.

Requisitos:

  • Integrar a cooperativa como membro cooperador (consultar os Estatutos);
  • Formação em Gestão de Organizações da Economia Social, Gestão de Organizações ou áreas conexas;
  • Experiência mínima de dois anos em administração, gestão ou consultoria;
  • Experiência mínima de dois anos em gestão de projetos, incluindo no controlo de processos e supervisão, negociação e delegação de tarefas;
  • Domínio dos procedimentos administrativos relacionados com organizações do terceiro sector;
  • Conhecimentos de informática na ótica do utilizador, nomeadamente o domínio de aplicações de produtividade como o Microsoft Office/Office 365 ou ferramentas semelhantes;
  • Domínio das seguintes aplicações de comunicação e colaboração: Microsoft Teams, Zoom, Whatsapp;
  • Responsável, proativo/a, assertivo/a e organizado/a;
  • Domínio da língua portuguesa e bons conhecimentos da língua inglesa;
  • Disponibilidade no início de janeiro de 2022;

Valorizável: 

  • Experiência sobre os procedimentos de Contratação Pública;
  • Experiência de gestão de voluntários em organizações da Economia Social;
  • Experiência enquanto membro de cooperativas ou de associações;
  • Experiência de preparação e dinamização de atividades sociais, culturais, de animação e/ou educativas para públicos jovens, incluindo trabalho técnico de juventude (Youth Work) e a facilitação de atividades com recurso a metodologia de educação não formal para jovens;
  • Experiência ou formação em liderança de equipas, facilitação de grupos e mediação de conflitos;

3. Regalias

  • Retribuição mensal bruta de 1250 € (*);
  • Subsídio de férias e 13.º mês (*);
  • Subsídio de Refeição: 4,77 €/dia de trabalho (*);
  • Horário de 40 horas semanais;
  • Dada a natureza do trabalho realizado pela Cooperativa, as atividades poderão decorrer aos fins de semana (sábado ou domingo) e eventualmente em horário pós-laboral;
  • 2 dias de descanso semanal que podem ser flexíveis, dentro do possível;
  • 2 dias de férias por cada mês trabalhado, totalizando 22 dias de férias;
  • Acordo de trabalho cooperativo por tempo indeterminado com período experimental de seis meses (**);
  • Ambiente de trabalho inspirador onde as tuas ideias e contributos são bem-vindos;
  • Café e chá para sobreviveres durante o dia (não é de cápsulas!);
  • Espaços de trabalho partilhado com jovens e outras organizações, com cozinha, espaços de lazer e áreas multiusos;
  • Possibilidade de participares em formações nacionais e internacionais;
  • Não te irás aborrecer, poderás trabalhar em desafios e problemas reais;

4. O PROCESSO

  • Candidaturas de 19 de Novembro a 5 de Dezembro de 2021 (23:59) e exclusivamente através do nosso formulário.
  • Entrevistas presenciais entre 10 e 27 de Dezembro de 2021 com os/as candidatos/as pré-selecionados.
  • Data estimada de admissão e inicio do trabalho: 04 de Janeiro de 2022;

Local de trabalho: Centro Lúdico das Lopas, Agualva-Cacém.

Atenção: Todos/as os/as candidatos/as serão notificados/as do resultado da sua candidatura. Não envies documentos por correspondência eletrónica porque as candidaturas são realizadas somente pelo formulário de candidatura presente nesta página. Coloca as tuas dúvidas para recrutamento@youthcoop.pt

Formulário de Candidatura

Candidata-te aqui

Podes obter uma cópia “offline” do formulário aqui

Notas

(*) – Os valores indicados são considerados como um levantamento por conta dos excedentes da Cooperativa e contrapartida do trabalho prestado pelo/a cooperador/a, nos termos e para os efeitos da al. a) do n.º 1 do Artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 323/81 de 4 de dezembro.

(**) – Os acordos de trabalho cooperativos no contexto da YouthCoop são regidos pelos Estatutos e Regulamento Interno da Cooperativa, pelo Código Cooperativo, aprovado pela Lei n.º 119/2015 de 31 de agosto, pelo Regime Jurídico das Cooperativas de Solidariedade social, aprovado pelo Decreto-Lei nº 7/98 de 15 de janeiro, e pelo Regime Jurídico das Cooperativas de Serviços, aprovado pelo Decreto-Lei nº 323/81 de 4 de Dezembro. Não deve ser confundido com um Contrato de Trabalho dado que os cooperadores e as cooperadoras detêm igual poder de voto sobre a cooperativa e participam na definição das suas políticas onde se integram os direitos, pagamentos por conta dos excedentes e outros benefícios usufruídos.

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