Refood fornece quase mil refeições por dia
A iniciativa Refood, que recolhe alimentos, evitando o desperdício, fornece refeições a quase mil pessoas por dia, em Lisboa, mas já tem grupos em preparação em vários pontos do país, disse esta quarta-feira o seu mentor.
“Há equipas formadas em 18 freguesias de Lisboa, das 24. Um total de 50 equipas, em cinco comunidades em pleno funcionamento, [permitem ter] quase mil as pessoas a receber refeições diárias”, explicou à agência Lusa Hunter Halder.
O projeto tem “pouco mais de mil voluntários” no terreno e mais estão a formar equipas em vários pontos do país, acrescentou, falando a propósito do Dia Mundial da Alimentação que se assinala na quinta-feira.
“Estamos a produzir 24 mil refeições mensais”, referiu Hunter Halder, e explicou que são menos nos fins de semana, concentrando-se nos dias úteis, quando as empresas trabalham mais e há mais voluntários disponíveis.
Projeto criado em 2011
O Refood foi criado em 2011 pelo norte-americano Hunter Halder, a viver em Portugal, e pretende recolher comida que não é utilizada em cafés, pastelarias e restaurantes para distribuir por famílias carenciadas.
Se no início a intenção era ficar em Lisboa, “a estratégia mudou com a experiência e depois da freguesia da Nossa Senhora de Fátima, primeiro centro de operações”, o objetivo era chegar a todas as freguesias de Lisboa, mas “não podemos criar vontade onde ela não existe e em algumas não há equipas formadas”, apontou Hunter Halder.
Ao contrário, têm chegado sinais de interesse no projeto de todo o país, “de Viana do Castelo a Albufeira” e todos os grupos de cidadãos em todas aquelas cidades e freguesias têm resposta e foram abrindo muitos mais centros de operações que o previsto.
Correio da Manhã
Fonte| http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/sociedade/detalhe/refood_fornece_quase_mil_refeicoes_por_dia.html
Subscreva a nossa newsletter
Receba as novidades do EAS no seu email.