Com 38 anos, Andresa Salgueiro consegue viver há quase três com apenas 50 euros por mês.

E até já tem um esquema de trocas mais institucionalizadas: dá umas horas à CP (por exemplo, ajuda estrangeiros a comprar o bilhete nas máquinas) e recebe um passe para circular nos comboios. Ao longo deste tempo, foi registando as experiências no blogue vivoatroca.blogspot.pt.

Os melhores posts acabam de ganhar forma no Belivro: ler e ser 111% feliz, “o primeiro livro totalmente feito e distribuído à troca, em Portugal e no mundo”.

A editora Caminhos da Pax entrou na aventura, conseguindo 1111 exemplares, a troco de fazer o site da gráfica onde o livro foi impresso. Como seria de esperar, não haverá notas ou moedas envolvidas nas “vendas” a autora deixará 11 livros em 11 locais de Lisboa, como a Fábrica do Braço de Prata, o Banco do Tempo ou a Casa Raphael Baldaya. Para se obter um exemplar, é só preciso descobrir o que querem em troca.

Como forma de intensificar o sistema de trocas, em cada livro existem 11 vouchers que podem valer bilhetes para o Festival Músicas do Mundo, uma fatia de piza ou uma consulta de veterinário para os primeiros 11 interessados que contactem com os prestadores dos serviços e se submetam ao que eles precisam, que pode ir de um dia de voluntariado ao apoio numa cozinha.

Fonte| http://visao.sapo.pt/da-me-o-livro-dou-te-o-que-tu-pedires=f800117#ixzz3I2YNRVA4

Poderá também gostar de:Poderá também gostar de: