Assistentes Sociais criam espaço de partilha e discussão sobre Serviço Social

Quando terminaram o curso de Serviço Social, David Martins, 23 anos, e Noélia Silva, 27, ambos ex- colegas de turma no Instituto Politécnico de Leiria, sentiram uma dificuldade comum: encontrar ofertas de emprego e informações num único espaço, de forma estruturada. A dificuldade aguçou o engenho e formou o projecto “Espaço do Assistente Social” (EAS). Em Abril de 2013 criaram a página “Ofertas em Serviço Social” que, à distância de um clique e em 24 horas, conseguiu reunir 1000 “gostos”.

“Apesar de existirem espaços de partilha e informação sobre Serviço Social têm pouca gestão de informação partilhada ou desactualizada carecendo da devida moderação”, dizem Noélia e David. Puseram mãos à obra e começaram a delinear um projecto que respondia às suas expectativas. “O Espaço do Assistente Social assenta em três grandes vertentes, a página de facebook, grupo de facebook e posteriormente o site”, afirma David Martins, que confessa “nunca ter imaginado o sucesso que a página viria a ser”.

Entre “gostos”, comentários, questões e partilhas, David e Noélia perceberam que a sua necessidade encontrava muitos ecos tanto nos profissionais como nos estudantes de Serviço Social e que uma página como a que tinham desenhado e pensado fazia todo o sentido. “A página não é de ninguém, é de todos.  Há bastantes pessoas a partilhar ofertas de emprego e notícias que nos ajudam a manter a página atualizada!”, garante Noélia.

Daí até à criação de um grupo, na mesma rede de social, que permitisse a interacção entre profissionais e estudantes e a partilha de documentos foi um passo. O mesmo que levou ao pensamento da criação do site. “Concerteza que se a página não tivesse a adesão que tem, não teríamos pensado no site”, explica Noélia Silva.

Entre orçamentos e ajudas decorreram poucos meses e o site foi ganhando forma, com a ajuda de colaboradores que entretanto se quiseram juntar ao projecto e dão uma mão nas várias áreas que o site abrange, entre ofertas de emprego, formação, estágios, artigos, documentos, bibliografia e notícias. “Não foi fácil, mas quando se quer mesmo algo torna-se mais simples, ainda para mais fazer algo que vai ajudar bastantes pessoas”, diz David.

O site, lançado hoje, pretende marcar a inovação no debate e partilha na área do Serviço Social, pretendendo alcançar um local de destaque para todos os profissionais e interessados na área.

Numa passagem rápida pela página abre-se um sem número de horizontes sobre a intervenção social. Entre documentos de consulta, notícias e artigos de opinião, bibliografia, novidades de emprego, formação e estágios, o “Espaço do Assistente Social” reúne informação diversa sobre as várias áreas do Serviço Social. “Temos como visão tornarmo-nos num espaço online de referência na área social assentando na qualidade e diversidade dos conteúdos partilhados, indo sempre ao encontro do interesse de quem nos visita”, afirmam os criadores do “Espaço do Assistente Social”.

Ana Pires Fonseca | EAS

Poderá também gostar de:Poderá também gostar de: